Novo tratamento para doença de Chagas é descoberto por cientistas brasileiros.


O protozoário Trypanosoma crusi é o principal
causador da doença de Chagas.

A doença de Chagas ou mal de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma crusi. Quando a doença progride, os sintomas são graves, como insuficiência cardíaca dilatada, megaesôfago e magacólon. A doença não tem cura.

Cientistas Brasileiros descobriram que o microorganismo (trypanosoma crusi) causa mutações genéticas nas células do hospedeiro. As lesões não são necessariamente causadas pelo T. crusi, mas pelo próprio sistema imunológico do hospedeiro, processo conhecido como autoimunidade.

Quando isso acontece, o sistema imunológico começa e produzir células de defesa, defeituosos, que atacam o coração. Desta forma, exterminar o protozoário não é suficiente para eliminar a doença. Com a descoberta, há um novo tratamento para o mal de chagas. As células de defesa são produzidas na medula óssea, e matando essas células, é possível prevenir a doença. Se o coração já estiver danificado, o transplante é outra solução.

A possível cura é baseada em mais de 30 anos de estudos, Para um dos cientistas responsáveis pela pesquisa da doença, Teixeira diz que ‘’a função da ciência é oferecer soluções. A morte é uma questão de tempo, por isso, vale a pena pôr o tratamento em prática. Agora cabe a medicina utilizá-las.

Com informação de Wikipedia.com e G1.com.

Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia