![]() |
O aumento no desempenho dos alunos tem a ver com a valorização do professor. |
Em países em que a educação se destaca, o motivo está na valorização dos professores. Testes internacionais de educação como o Pisa (Programa Intencional de Avaliação de Alunos) mostram que onde há aumento de salários e investimento profissional o desempenho é maior.
Cingapura, por exemplo, ocupa a segunda posição no ranking de matemática do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Lá os professores começam sua carreira pelo mesmo salário de um engenheiro contratado pelo governo, que é cerca de US$ 2.500 por mês.
Segundo o governo, nos países onde o desempenho dos alunos é mais alto, os professores são escolhidos “a dedo”. Não apenas pela competência, mas também pelo potencial de liderança, capacidade de comunicar-se com outros e desenvoltura dentro de uma sala de aula.
O que auxilia no sucesso de alguns professores, é a autonomia que possuem para realizar suas atividades didáticas de forma que alcance todos os alunos com várias formas diferentes de ensino.
Para que o Brasil alcance o patamar dos países desenvolvidos na área da educação, é preciso um comprometimento da parte dos educadores e também do governo. A barreira que existe em relação á profissão, precisa deixar de existir. Pois os mestres e educadores são os responsáveis por incentivar o crescimento profissional de outros.
Com informações de Folha.com
0 comentários