Teste do olhinho é uma ótima prevenção da catarata infantil, mas é ignorado

Criança com catarata no olho direito
Mesmo sendo um exame rápido, simples e indolor, somente 10 dos 27 estados brasileiros, caracterizam o teste do olhinho como obrigatório. O exame é capaz de identificar a catarata infantil, doença responsável por cerca de 20% dos casos de cegueira ou baixa visão.

São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso, aprovaram e adotaram a obrigação do exame.

A catarata infantil é considerada urgência médica. Por isso, quando diagnosticada, o bebê deve ser encaminhado para cirurgia o mais rápido possível. A atenção deve ser dada pelo fato de que a visão da criança está em plena fase de desenvolvimento.

Segundo o Ministério da Saúde, o teste do olhinho é tão simples que deveria fazer parte do exame físico da criança, independentemente se for considerada lei. Por esse motivo, avalia uma maneira de tornar o procedimento obrigatório em todo o país.

DOENÇA: A catarata é uma doença ocular que pode ser detectada pelo teste do olhinho. Ela pode ser diagnosticada pela opacidade do cristalino (lente do olho que deve ser transparente) e não é um problema exclusivo do idoso, podendo atingir crianças, embora, com menos frequência. A estimativa é que para cada 10 mil nascimentos, seis crianças possam nascer com a doença. A catarata na criança pode ser consequência de rubéola ou toxoplasmose na gravidez.


Com informações do Estadão.com.br
Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia