![]() |
Alencar recebe visita de Dilma após a vitória das eleições em 2010 |
O médico da equipe que acompanhava o ex-vice-presidente, Raul Cutait, disse em entrevista coletiva que, devido a seu estado de saúde crítico, não havia mais possibilidade de intervenção cirúrgica.
O político lutava há mais de 13 anos contra um câncer na região do abdômen. Casado há 55 anos com Mariza Gomes da Silva, de 75 anos, deixa três filhos (Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia) e cinco netos.
Histórico da doença
Os problemas de José Alencar com o câncer tiveram início em 1997, quando descobriu pequenos tumores malignos no rim direito e no estômago. Na ocasião, o ex-vice-presidente foi operado no mesmo dia. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Ao todo, foram mais de 15 cirurgias, incluindo uma de coração, em 2005.
A maior parte dos processos cirúrgicos foi realizada em janeiro de 2009, quando nove tumores foram retirados. No entanto, exames feitos alguns meses depois mostraram a recorrência da doença. No mesmo ano, iniciou um tratamento experimental em Houston, nos Estados Unidos, que não surtiu o efeito esperado. O então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.
Em abril de 2010, José Alencar desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer e de problemas de saúde paralelos.
Biografia
Natural de Muriaé, na Zona da Mata mineira, José Alencar Gomes da Silva já foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.
Sua vida profissional teve início aos 14 anos de idade, quando deixou a casa dos pais. Seu primeiro emprego foi o de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Em 1967, fundou em Monte Claros a Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas) um dos maiores grupos industriais têxteis do país. Como empresário, presidiu o sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerai) e foi vice-presidente da CNI (confederação Nacional da Indústria).
Ingressou na política em 1994, quando se candidatou ao governo de Minas. Em 1998, tornou-se senador pelo estado de Minas Gerais, elegendo-se com quase três milhões de votos. Tornou-se vice-presidente da República na chapa do PT, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002 e em 2006.
Com informações de G1, UOL, R7 e Folha.com
Foto Arquivo / Agência Brasil
0 comentários