Jovem recebe transplante de mão

A cirurgia durou 19 horas e foi realizada na
Escola de Medicina da Universidade Emory

Em Atlanta, nos Estados Unidos, uma jovem de 21 anos recebeu um transplante completo de mão, de acordo com a Escola de Medicina da Universidade Emory. A cirurgia da estudante Linda Lu durou 19 horas no dia 12 de março. O membro veio de um doador não identificado.

Durante a cirurgia participaram duas equipes, uma dedicada à paciente e outra, responsável pela mão do doador conectando nervos, ossos, vasos sanguíneos, tendões e pele. A médica Linda Cendales liderou a operação e contou com cirurgiões, anestesistas, enfermeiras e auxiliares.

Segundo Cendales, esse tipo de cirurgia é uma esperança para pessoas que perdem mãos e braços, como é o caso de militares norte-americanos no Iraque e Afeganistão. Linda Lu vai continuar em Atlanta por mais três meses a fim de se recuperar completamente do transplante.

A primeira cirurgia de transplante de mão foi realizada no Equador, em 1964, e a segunda na França, em 1998. Ambas tiveram problemas pós cirúrgicos. O primeiro transplante feito nos EUA foi em 1999, com Linda Cendales na equipe médica. O paciente vive até hoje com o membro. É o caso mais duradouro deste tipo de transplante.

Com informações do G1
Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia