Rotina exagerada na infância causa estresse

Excesso de atividades podem deixar
crianças irritadas
O Estresse tem se tornado cada vez mais comum entre crianças pequenas. Sem tempo para brincar as crianças começam a apresentar sinais de algo que está errado. Às vezes, a doença aparece em forma de irritação e baixo desempenho escolar.

Segundo alguns psiquiatras, o estresse é considerado um mal da vida adulta. Mas quando a criança passa a ter ocupações e um ritmo de vida acelerado, esta doença psíquica pode atingir os pequenos. As crianças que sofrem com o estresse apresentam alguns sintomas, como a insônia, a irritabilidade, choro excessivo, tristeza, inquietação, falta de apetite, entre outros.

Para lidar com os sintomas, existe a psicoterapia. Durante o tratamento a criança vai receber um trabalho lúdico com muitas brincadeiras, o que visam trazer descanso à mente infantil. Em casos mais extremos, se faz necessário o uso de medicação antidepressiva. Mas o apoio dos pais e a diminuição do número de atividades poderão ser determinantes para a cura da doença.

Apesar dos males causados pela rotina exagerada das crianças, a médica psiquiatra Sofia Bauer, em entrevista ao Terra Notícias,enfatiza que os pequenos não devem ficar sem ocupações, pois ficarão estressados. Sofia entende que atividades complementares são essenciais para o crescimento e a formação de um ser humano, porém não quando em excesso.

Com informações de Terra Notícias
Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia