A musicalização infantil ajuda no desenvolvimento da criança

Por Salisa Macedo

A musicalização traz melhorias na concentração, coordenação
motora e memória.  (Foto: Amanda Flores)
De acordo com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, as aulas de musicalização devem ser obrigatórias em toda a educação básica. O limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam a disciplina em suas grades curriculares é neste ano, 2012. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, os professores autorizados a lecionar na educação básica são apenas aqueles que possuem formação superior. Para a disciplina de musicalização não é diferente, o educador precisa ser graduado em música.
A professora Thieza Barbosa fala que, como mãe de uma garotinha de três anos, considera as aulas significativas para o desenvolvimento da criança. Ela conta que sua filha melhorou na maneira de se socializar com os coleguinhas e dentro de casa. “Desenvolver a capacidade de socialização e coordenação motora é muito importante na fase infantil”, alega.
A musicalização infantil traz para a criança melhorias na concentração, coordenação motora, memória, interação, disciplina e percepção auditiva. Mas apesar dessas aulas serem importantes não são todas as instituições e famílias que as valorizam no ensino e no desenvolvimento da criança.

A musicista Kathlen Jacovozzi trabalha com crianças de quatro a dez anos. Ela acredita que o incentivo para a valorização da disciplina na família varia de acordo com a cultura de cada uma. “Tem família que faz de tudo pra colocar o filho em aulas de musicalização ou até mesmo em uma aula de instrumento, pois sabem o quanto é importante a música no desenvolvimento do ser humano. Outras, simplesmente não sabem o que a música faz na vida do indivíduo e acham uma perda de tempo”, declara.
As aulas de musicalização ajudam no desenvolvimento da criança e deixam o ambiente escolar mais alegre, e podem ser usadas como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas.
A pedagoga Raquel Pierini leciona disciplinas da grade do ensino infantil e relata que percebe o quanto a musicalização aguça o desenvolvimento cognitivo das crianças e auxilia no raciocínio lógico para resolver operações matemáticas em sala. “Uma aula de música bem trabalhada com as crianças ajuda na alfabetização. Essas aulas agem como um reforço para as crianças, melhorando sua atenção dentro da classe”, reconhece.
Tags: , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia