Os resultados individuais serão divulgados no dia 28 de dezembro. |
No próximo final de semana, nos dias 3 e 4 de novembro, ocorrerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2009, o exame é usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem registrou o maior número de inscrições de todas as edições. Foram mais de 6,4 milhões de pré-inscritos e 5.790.989 confirmados.
Os cartões de confirmação da inscrição serão enviados aos participantes até o final de outubro, no endereço informado na inscrição. Caso seja necessário consultar ou imprimir o cartão, o participante poderá encontrá-lo na página do Inep (www.inep.gov.br), informando seu CPF e senha. Os inscritos também devem verificar com antecedência seu local de prova no cartão ou na página do Inep. Os portões de acesso ficarão abertos das 12h às 13h. Porém, é recomendável que o participante chegue antes ao local.
O que levar
Para realizar a prova, é necessário levar um documento com foto e o Cartão de Confirmação da Inscrição. Os documentos válidos são: cédula de identidade ou RG, emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.
É obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada com material transparente. Canetas de outras cores impossibilitam a leitura ótica do cartão de respostas. Quaisquer outros materiais (lápis, borracha, lapiseira, apontador, etc) não poderão ser utilizados. Serão permitidas garrafas d’água e lanches não perecíveis, como barras de cereais, bolachas, chocolates, que poderão ajudar com o calor, fome e ansiedade.
É proibido
Consultar ou comunicar-se com outro participante pode eliminá-lo da prova. A utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos também serão vetados. Não será permitido deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame. Também não será autorizada a entrada de qualquer participante após o fechamento dos portões.
Modelo das provas
No total, são quatro provas compostas por 45 questões, mais uma redação. No 1º dia, 3, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração máxima de quatro horas e meia.
Já no 2º dia, 4, serão respondidas as questões referentes a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração máxima de cinco horas e meia. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo com o máximo de 30 linhas. Zera na redação quem: fugir ao tema; entregar folha em branco; escrever texto insuficiente (apenas até sete linhas); copiar os textos motivadores; desrespeitar os direitos humanos.
Os participantes só poderão levar os cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. As três últimas pessoas que estiveram terminando a prova, só serão liberadas juntas.
Resultados do ENEM
Os resultados individuais serão divulgados no dia 28 de dezembro de 2012. Entretanto, os gabaritos das provas objetivas poderão ser acessados no dia 7 de novembro na página do Inep.
0 comentários