Jovens se dispõem a doar sangue


Janaina Toledo e Douglas Pessoa

Universitários participam da doação de sangue.
(Foto: Amanda Flores)
No Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, aconteceu uma campanha de doação de sangue, nessa quinta-feira, 01. O responsável pela coleta é o Hemocentro da Unicamp de Campinas.

A doação regular é muito importante, como ressalta Madalena Queiroz, participante da captação de doadores do Hemocentro de Campinas. “Temos muitos acidentes e é preciso manter o banco de sangue cheio, pois sempre alguém precisa”, declara. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Podem ser doadores pessoas com mais de 50kg e com idade entre 18 e 65 anos, embora a maioria seja da faixa mais jovem e esses tem o mais nobre motivo, o de ajudar o próximo, como conta Madalena. “Estou doando sangue para salvar vidas, essa é minha maior motivação”, enfatiza Marcelo Cirqueira, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda.

Só poderão doar pessoas com mais de 50 quilos.
(Foto: Amanda Flores)
A conscientização dos jovens universitários quanto à doação é grande e eles mesmos incentivam outros a participarem. “Mais pessoas deveriam participar, pois o número de pessoas que doam é muito pequeno em relação ao das que moram aqui na região”, compara Cirqueira. E os profissionais da coleta de sangue sempre incentivam a doação regular. “Eu doaria quantas vezes fosse preciso”, afirma Talise Moreira, 21 anos, estudante de Administração.

No Unasp, a coleta acontece uma vez por semestre, mas existem vários locais em que as pessoas podem doar regularmente, como o próprio hemocentro em Campinas, o Hospital da PUC Campinas, Hemonúcleo de Piracicaba, entre outros.

Tags: , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia