Apesar de restrições do BC, bancos aumentam crédito

Banco Central - Avenida Paulista

Um balanço realizado no mês de fevereiro de 2011 pelo Banco Central constatou que os empréstimos neste ano já somaram R$ 1,13 trilhão até o fim do mês passado. Isso representa um aumento de 46,5 %, de tudo o que o Brasil já produziu neste período, o que é quase metade do PIB (Produto Interno Bruto), oferecidos como empréstimos para empresas e consumidores.

Como medida para controlar o consumo no país, o governo tomou algumas medidas de restrição a essas cartas de créditos, entre elas, o aumento da taxa de juros e o aumento da IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Com este imposto, a taxa se torna maior para gastos do exterior e reduz a desvalorização do dólar, que irá contribuir para diminuir a inflação.

No ano de 2010 houve uma expansão de 17,1% na carteira de crédito. Em 2011 o crescimento foi de 1,4% de janeiro a fevereiro. No mês passado, financiamentos para a habitação para pessoas físicas tiveram aumento de 2,7%, para construção de casas o crescimento foi de 50,9%, o comércio cresceu 1,5%, e a indústria avançou 1,3%.

Nesta terça, 29, o Banco Central revisou as projeções de crescimento total do crédito para o ano de 2011. Em dezembro, a previsão era de expansão de 15% no ano todo. A estimativa de aumento foi revista para 13%. Com isso, a participação do crédito no PIB, soma das riquezas produzidas no país, caiu de 50% para 48%.

Com informações do r7.com
Imagem do Wikipedia.org
Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia