Doenças respiratórias afetam saúde e desempenho de animais


Mesmo vacinados, os
animais sofrem com a poluição
A poluição e o ar seco prejudicam a saúde de animais e agravam os problemas dos que já estão debilitados. Doenças respiratórias como gripes e resfriados não são uma preocupação apenas dos seres humanos, podendo comprometer o bem-estar dos pets.

No zoológico de São Paulo, onde vivem 3.200 animais, morre em média 210 a cada ano, o equivalente a 7% do grupo. Apesar das causas serem diversas, a poluição é um dos fatores que contribui para piorar o quadro de saúde dos que se encontram doentes. Isso se dá porque, apesar de possuir uma área verde de quase 830 mil quilômetros quadrados, o zoológico fica dentro da cidade.

Outro motivo que torna o sistema imunológico dos animais menos resistente, inclusive dos animais domésticos, é a mudança climática. Durante o outono e inverno, o movimento em um hospital veterinário da Zona Sul de São Paulo aumenta 40%.

De acordo com a veterinária da Pet Society, Fernanda Cioffetti, para evitar os problemas de saúde, deve ser feita a vacinação e atentar para os cuidados do dia-a-dia. Ainda assim, o veterinário Mário Marcondes afirma que, mesmo medicados, os animais vão sofrer com a poluição e ar seco.


Com informações do G1.com e Pet Society.


Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia