Nerds comemoram dia especial


Dia do Orgulho Nerd é comemorado
em várias partes do mundo
 Para muitos, 25 de maio é um dia comum. Para poucos, 25 de maio é dia de sair por aí carregando uma toalha. Não está entendo o que está acontecendo? É por que você não é um nerd. Hoje, 25, está sendo comemorado o Dia do Orgulho Nerd e também o Dia da Toalha. No entanto, ambos têm o mesmo dia não pelo mesmo motivo.

O Dia da Toalha foi criado em 2001, por alguns nerds, para homenagear Douglas Adams, autor da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. No livro, Douglas conta que o viajante pode esquecer-se de tudo, menos de sua toalha. O escritor faleceu no dia 11 de maio de 2001. Duas semanas depois, os fãs da série resolveram homenageá-lo com este dia. É costume, desde então, levarem suas toalhas para passear durante o 25 de maio. Coincidência ou não, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado na mesma data, desde 2006. A escolha foi pelo fato de que em 25 de maio de 1977 ocorria a premiére do primeiro filme da série Star Wars.

As hashtags #orgulhonerd e #diadatoalha entraram nos Trending Topics do Twitter,mas isso não quer dizer que todos que dizem ser nerds realmente o são. Hoje, ser nerd está na moda. Luigi Almeida tem 25 anos e é um nerd. Desde a quinta série seus colegas o consideravam como um. Mas, em uma época em que é moda usar óculos grandes, cabelo bagunçado e camisa xadrez, o que é ser nerd? Para Almeida, nerd é aquele que se interessa por tecnologia, entende piadas envolvendo contextos que a maioria das pessoas não entende. E os assuntos são sobre livros, séries, filmes, jogos e quadrinhos tipicamente nerds ou envolvendo física, química, biologia, matemática.

Para comprovar se alguém é nerd ou não, existe até uma lista de 50 coisas que todo nerd deve saber. “Nerds, de verdade, sabem pelo menos 35 a 40 delas, é o mínimo que se espera. Quem não atinge isso, não é nerd. Não é porque você usa óculos e gosta de twitter que você é nerd. Se as pessoas não te reconhecem como nerd, você não é”, alerta Almeida.

Por Pâmela Meireles e Kimberly Cruz
Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

1 comentários

  1. Tô ficando famoso... Brinca comigo, brinca...
    #NERDPOWER!!!

Comente Esta Notícia