![]() |
Energia nuclear tem produção elevada nos últimos anos. |
O Brasil chega aos 30 anos de uso da energia nuclear com recorde de produção de 15,644 milhões de megawatts-hora (MWh), registrado no ano passado, e a possibilidade da conclusão de Angra 3, em 2016, ter 60% do consumo de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro abastecidos pela fonte nuclear. Atualmente, as duas usinas nucleares em funcionamento no país, Angra 1 e Angra 2, geram o equivalente a 30% do que é consumido no estado.
O uso da fonte nuclear para geração de energia fez com que o país adquirisse maturidade tecnológica na área, abrindo o campo de trabalho e colaborando para a formação de engenheiros nucleares de padrão internacional.
Hoje, não se pode prescindir da fonte nuclear de energia para que não seja descartada da matriz energética nacional. Com 80% da população do Brasil vivendo em cidades, a sustentabilidade passa pela energia elétrica da forma mais econômica e racional possível.
A característica estratégica da energia nuclear é ser uma opção em caso de problemas na oferta de energia elétrica devido a questões climáticas, já que a matriz energética é majoritariamente a hidrelétrica. Mesmo que as fontes de energia eólica ou solar trabalhassem sozinhas, haveria a necessidade de energia térmica, para acionar em caso de eventualidades na natureza.
0 comentários