PMs atuam diariamente no bairro Universitários

Por Karine Dias

Trabalho da polícia no bairro Universitários é prejudicado
pela falta de B.O dos moradores. Foto: Skarlady Fernandes


Desde 2010, a Polícia Militar (PM) de Engenheiro Coelho atua no bairro Cidade Universitária do município, mas há dois meses os moradores reparam que a frequência dessa atuação aumentou. Foram intensificadas as blitz e a fiscalização preventiva pelas ruas do local. 

O residente do Universitários Robson dos Santos acredita que esse trabalho intimida a atuação dos meliantes e traz um pouco de alívio aos moradores. Porém, Santos se preocupa com o período de férias, onde os crimes se intensificam. “Todas as vezes que eu viajo, volto com angústia. Nunca sei como vou encontrar a minha casa”, teme. O local é formado por estudantes que vieram de outros lugares e que, em período de férias, viajam. 

A moradora Mara Vargas conta que a sua casa já foi assaltada duas vezes. Nessas ocasiões, furtaram aparelhos eletrônicos, roupas e perfumes. “Uma das vezes, o roubo ocorreu no dia em que chegamos de férias,” lembra. Mara ressalta que, nos dois momentos que o assalto aconteceu, ela registrou a ocorrência. 

Uma moradora que não quis se identificar diz que, há poucos dias, presenciou uma atuação da PM no bairro. Ela estava em casa quando ouviu o barulho da sirene do carro da polícia e de pessoas correndo ao lado de sua casa. A polícia fez buscas no local, mas encontrou apenas uma moto que foi apreendida. “Quando vi os policiais entrando, deitei no chão, porque eu não sabia o que fazer. Fiquei preocupada, pois estava na hora do meu filho chegar em casa”, admite. 

O sargento responsável pela Polícia Militar de Engenheiro Coelho, João Irineu Ferrão, comenta que os moradores da Cidade Universitária não têm o costume de registrar o boletim de ocorrência (B.O), e isso prejudica os próprio residentes do local. “Fica difícil saber onde há crimes se não nos avisam. O B.O é muito importante e nos ajuda a investir nos locais que mais precisam”, frisa. 

O Comando de Policiamento do estado de São Paulo fica responsável por investir naqueles lugares onde há mais necessidade. As cidades que registram mais B.Os recebem mais atenção do estado.
Tags: , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia