Clima seco gera aumento de problemas respiratórios


Por Bruna Perales

Clima seco pode causar problemas
respiratórios. (Foto: Amanda Flores)
A onda de seca e baixa umidade do ar tem atingido com frequência o estado de São Paulo. E nesse cenário, torna-se comum a elevação de doenças respiratórias como, pneumonias, rinites, gripes, sinusites, alergias, resfriados e ressecamentos na pele.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica como adequada para a saúde das pessoas a umidade relativa do ar em torno de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade relativa está entre 20% e 30%. O estado de alerta é considerado quando a umidade baixa para menos de 20%. Abaixo de 12%, a OMS considera como estado de emergência.

O médico William Warr Binotti, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Engenheiro Coelho e Limeira, explica que nesse cenário as pessoas estão sujeitas a vários tipos de problemas respiratórios, como os da gripe e do resfriado. “Esses vírus podem passar de uma pessoa para outra, caso estejam no mesmo ambiente”, explica.

Para evitar a contaminação, Binotti recomenda manter os ambientes bem arejados, deixando o ar circular pelas janelas e não descuidar da lavagem das mãos.

O médico explica que, devido à seca, o resfriado é um dos casos mais frequentes nos postos de saúde. “Em média, atendo 25 casos de resfriado por dia”, conta. No entanto, o médico afirma que não há um remédio que cure o resfriado comum. “O próprio organismo consegue combater o resfriado”.

A enfermeira Kelly Nascimento, que trabalha no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, afirma que a enfermaria do campus atende por mês cerca de 113 casos de gripe e 234 casos de pacientes com dor de garganta.
  
Kelly também cita que os casos mais frequentes são os de problemas respiratórios. “Principalmente agora, com esse clima mais seco, estamos recebendo muitos alunos com rinite, sinusite e bronquite”, comenta.

O médico William Warr Binotti cita alguns cuidados que devemos ter nesta época do ano para não sofrer respiratoriamente com a seca:

·        - Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde irá dormir
·        - Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções
·        - Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente
·        - Usar soro fisiológico para os olhos ou narinas, se houver irritação.
Tags: , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia