Por Karine Dias
O incêndio atingiu uma área de aproximadamente 60m². Foto: Nogueirense |
Um incêndio na manhã da última terça-feira, 18, atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), situada no Bairro Arrivabene III, em Artur Nogueira. A Defesa Civil da cidade foi informada às 10h30, uma hora após o início das chamas, e por volta das 11h20, o incêndio havia sido controlado.
Um caminhão pipa da Prefeitura auxiliou a Brigada de Incêndio no combate as chamas. O incêndio atingiu uma área de aproximadamente 60m² da APP. “Nós conseguimos chegar a tempo, por isso, não teve grandes prejuízos,” relatou o coordenador de operações Cícero Gomes.
Segundo ele, a equipe é acionada com frequência para resolver esses problemas, mas apesar da seca, a maioria dos casos de incêndio da cidade ainda é criminal.
Artur Nogueira não possui um Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil é chamada em casos de incêndio e controla 99% dos casos. Quando a situação tem grandes proporções, a equipe de bombeiros de Paulínia é acionada e se disponibiliza imediatamente, explica Gomes.
A Brigada de incêndio faz um trabalho de conscientização com a população, principalmente em épocas com o clima seco, onde o trabalho é mais intenso. “Todos os dias a equipe fica preparada aguardando as chamadas”, comenta Rafaella Magossi, assessora de imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira.
Durante o dia, o Corpo de Bombeiros de Paulínia conta com uma equipe de três homens preparados, especificamente, para combater incêndios e um carro à disposição, a fim de atender também as cidades de Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho. “Somos acionados umas três vezes ao dia, quando tem dois incêndios no mesmo momento, temos que escolher um,” comenta o Sargento Antônio Carlos Queiroz do Corpo de Bombeiros de Paulínia. O Estado é responsável pelo gerenciamento das equipes e investe na região com mais necessidade.
0 comentários