Refeição que faz a diferença

Por Jéssica Guidolin

A ausência do desjejum diminui a aprendizagem, aumenta
 a propensão à obesidade e diminui o desempenho esportivo.
 Foto: Amanda Flores.
Dormir ou acordar 20 minutinhos mais cedo para    tomar o café da manhã? Muitos preferem ficar com a primeira opção e pular essa refeição. Porém, a negligência do desjejum traz consequências negativas para o corpo. O endocrinologista Danilo Hofling explica que o hábito de se alimentar pela manhã proporciona uma dieta mais saudável ao longo do dia e menor risco de ganha de peso.

O estudante de direito Thales Lima, não tem fome no período da manhã. Por isso, são raras às vezes que o estudante come alguma coisa logo que acorda. Diferentemente de Thales, a administradora Gabriela Gazeta não abre mão dessa alimentação. Insatisfeita com o seu corpo, ela procurou um endocrinologista. Ele a orientou sobre a importância de se alimentar bem. A partir daí, toma café da manhã todos os dias e realiza outros procedimentos, que juntos trazem um resultado satisfatório. “Se eu não me alimento pela manhã, não me sinto disposta. Fico o dia todo devagar”, conta. Dentro disso, Hofling alerta que boa parte das pessoas com sobrepeso e obesidade costuma ignorar essa importante refeição, que pode contribuir para o agravamento do problema.

O organismo necessita de alimentos logo pela manhã, por gastar energia durante o sono. A nutricionista Myrla Merlo explica que nosso cérebro manda sinais para nosso organismo diminuir o metabolismo durante a noite para poupar energia. Logo pela manhã, se não houver o café da manhã, não é possível normalizar o metabolismo. “Pessoas que não realizam essa refeição acabam exagerando nas posteriores. O que resulta no aumento do peso”, explica.

Atualmente Thales estuda em um internato. Mas, quando morava em casa, ele tomava café da manhã todos os dias. Porém, devido aos horários que a universidade estipula, ele já não consegue acordar para fazer a primeira refeição do dia. A partir daí, mesmo nas férias, em casa, já não tem mais o hábito de comer pela manhã.

No entanto, quem deixa de tomar o café da manhã a fim de emagrecer deve saber que o efeito pode ser contrário. Gabriela é um exemplo de que o hábito de se alimentar logo pela manhã ajuda a perder uns quilinhos. “Sinto-me disposta e estou emagrecendo. Não sinto tanta fome na hora do almoço e meu metabolismo está mais acelerado”, declara.

Myrla também explica que a primeira refeição regula elementos hormonais e metabólicos. Fornece energia para atividade física, mantém massa muscular, diminui a ingestão excessiva em outras refeições, ativa o metabolismo e melhora a aprendizagem.

Para Hofling, todas as refeições são indispensáveis e têm sua função necessária para manter o equilíbrio e fornecer todos os nutrientes que o corpo precisa. “Invista em alguns minutos para se dedicar ao café da manhã. Isso pode fazer muita diferença”, aconselha o endocrinologista.
Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia