Cuidados com a pele retardam o envelhecimento

Os cuidados devem começar cedo.
Foto: Gabriela Vizine
As garotas que entram na fase adulta imediatamente começam a adquirir produtos antissinais a fim de prevenir o envelhecimento e, muitas delas, gastam fortunas para obter uma pele bonita. Esse crescimento é notável. Só em 2011, as indústrias de cosméticos fecharam o ano com R$29,4 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Em relação aos anos anteriores, o setor cresceu 4,6%.

Segundo a dermatologista Claudia Estíarez, os produtos comuns para a pele não são feitos com a proteção necessária para enfrentar o sol. Diante disso, a dermatologista diz que o uso do protetor solar é inevitável mesmo que o tempo não esteja ensolarado devido à camada de ozônio que gera radiação UVA e UVB. “O uso indiscriminado dos produtos corporais são feitos cada vez mais sensíveis ao sol, por isso, levam ao envelhecimento. Por essa falta de proteção, o filtro solar ainda é o preferencial contra o envelhecimento,” explica.

Mas não é só isso. O consumo de alimentos ricos em vitamina C combinados a exercícios físicos e água são fatores que acrescentam anos de vida e retrocedem o envelhecimento. Porém, também é aconselhado evitar o café, fumo e bebidas alcoólicas.

As empresas estão dedicando-se cada vez mais na melhoria dos produtos para obter um resultado positivo em seus clientes. A gerente de produção da Natura Andrea Costa comenta que a empresa procura produzir produtos que tratam a pele de acordo com a necessidade da faixa etária de cada mulher.“Além da classificação por idades, os produtos são divididos por estado da pele ou intensidade de sinais, oferecendo um tratamento diferenciado”, esclarece o procedimento.

A cabelereira Nerahy Kunrath utiliza produtos antirrugas há mais de 30 anos. Todos os dias ela usa os cosméticos e sente satisfeita com os resultados. “Tenho 55 anos e todo mundo me dá 48,” ri. Esse efeito é o resultado do cuidado que a cabeleireira teve com a pele. No entanto, o resultado vai além dos hidratantes. “O estilo de vida e os hábitos de cada mulher influenciam a aparência de sua pele, tanto quanto a sua idade biológica”, afirma Andreia.

Os hidratantes que possuem ureia ( 5% no rosto e 10% no corpo), colágeno, elastano, vitamina C e ômegas são os essenciais para manter uma pele saudável. Além de evitar a flacidez, eles auxiliam na desidratação e vermelhidão da pele. Contudo, o ideal para cada pessoa, segundo Claudia, é realizar uma visita a um especialista para saber o tipo de produto a ser usado. “O dermatologista irá analisar se baseando na idade, tipo de pele ou alergias,” instrui a dermatologista.
Tags: , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia