Brics querem reforma no sistema financeiro

Dilma se reuniu com líderes dos Brics na China.
Os líderes dos Bric, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, se reuniram nesta quarta-feira, 14, em Sanya, na China. De acordo com a agência chinesa de notícias Xinhua, foi divulgado um comunicado defendendo uma reforma para a melhoria no sistema monetário internacional.

A reforma seria necessária para dar mais estabilidade ao sistema financeiro, principalmente com o aumento das reservas internacionais. Os líderes usam como argumento para a mudança a crise financeira ocorrida em 2008, que desestruturou a economia mundial.

Outra questão levantada é o fato de que, nos últimos anos, os países emergentes têm tido mais influência no cenário econômico mundial, e por isso devem ter maior importância e representatividade nos organismos internacionais. China e Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança, dizem apoiar o anseio que Índia, Brasil e África do Sul têm de alcançar um papel de maior importância na ONU.

Este é o terceiro encontro realizado pelos Brics, sendo o primeiro a ter a participação da África do Sul, que se uniu ao grupo, no ano passado.
Tags:

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia