Senado aprova projeto do trem-bala

Oposição desaprova a decisão
O Senado aprovou ontem a medida provisória que permite financiamento de até R$ 20 bilhões do BNDES para a execução do TAV (Trem de Alta Velocidade). Ao todo 44 senadores foram favoráveis a proposta e 17 votaram contra. Com aprovação da maioria dos senadores o projeto segue agora para sanção presidencial.

Muitas críticas surgiram com a decisão do Senado, a senadora do PT Marta Suplicy, relatora da medida provisória, justificou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) inclui investimentos na infraestrutura do transporte urbano no país. Entre os demais políticos, tanto da oposição como alguns integrantes da base aliada, não há prioridade para a execução do projeto.

Argumentam que o valor que será investido no TAV é superior ao que foi gasto nos últimos 10 anos com o investimento em aeroportos, inclusive maior do que o custo da usina de Belo Monte. Marta anunciou que o valor total do empreendimento poderá chegar aos R$ 35 bilhões.

Entre as decisões tomadas na última quarta-feira ficou a definição para o leilão do TAV, a data havia sido adiada por duas vezes. Agora as empresas interessadas no leilão poderão apresentar suas justificativas até o dia 11 de julho e o leilão ocorrerá no dia 29 de julho. O governo espera que agora mais empresas se interessem pela execução do projeto.

Com informações Estadao.com e Correio do Brasil
Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia