Colégio Unasp adquire animais para aprendizado infantil

Casal de lhamas foi adquirido recentemente.
Foto: Léo Neves
Afastamento dos grandes centros urbanos, convívio com a natureza e ambiente rural: esses são alguns dos requisitos para a implantação de um internato adventista. Para se adequar ainda mais a esses princípios, o Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (Unasp), adquiriu recentemente alguns animais para sua fazenda. São veados, lhamas, avestruzes e gansos que estão abrigados em um terreno ao lado da lagoa do colégio.

Por se tratarem de animais silvestres, o Unasp tenta aproximá-los o máximo possível do seu ambiente natural, fornecendo um ambiente amplo e arborizado. Além disso, eles precisam de cuidados nutricionais e de higiene e cerca de segurança para a proteção dos visitantes.


Josnei Prado, 20, professor de ensino religioso, explica que o Colégio Unasp tem intenção de expandir o aprendizado para além da sala de aula, proporcionando para as crianças um bom convívio com a natureza. “O objetivo é aproximar a teoria com a prática na fazendinha”, explica.



 Animais recebem abrigo e um ambiente
semelhante ao habitat natural.
Foto: Léo Neves
Paulo Garcêz, 56, médico veterinário responsável pelo bem estar dos animais, aprova a ideia da instituição. Para ele, os bichos servem, sim, como material didático para os alunos do Colégio Unasp. “A presença desses bichos ajuda na educação ecológica das crianças além de estarem em contato direto com a natureza”, confirma.


Além do ensino teórico em sala de aula, as crianças necessitam de ensino prático e convívio com a natureza para que possam se desenvolver integralmente como seres humanos. “Elas precisam estar próximas da natureza para verem o quanto os bichos e as plantas são importantes para nós, seres humanos”, diz Garcêz.



O contato com a natureza e a presença
de animais contribuem para o ensino
infantil. Foto: Léo Neves

Josnei Prado lembra ainda que é preciso fazer as crianças perceberem que a manutenção e preservação da natureza dependem das gerações futuras, ou seja, delas mesmas. “Fazer com que as crianças tenham um convívio com a natureza mostra que todos nós dependemos dela para viver”, sugere.

Sobre as despesas que o cuidado e a manutenção que esses bichos geram ao colégio, Prado explica que é uma ótima relação custo-benefício. “Todo investimento na área da educação é bom. Aliás, o aprendizado é mais importante do que qualquer custo que possa vir”, defende confiantemente.
Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia