Aumenta incerteza sobre a definição do adversário de Obama

Os norte-americanos vão às urnas para a escolha do novo presidente dos Estados Unidos no dia 06 de novembro deste ano. Se Barack Obama é o nome certo do Partido Democrata – tentando a reeleição –, a disputa para representar o Partido Republicano está mais aberta do que nunca. A mais recente pesquisa de intenção de votos aponta Rick Santorum na liderança com 30%, superando pela primeira vez Mitt Romney, que ficou com 27% das intenções.

Mitt Romney era o preferido
dos republicanos até a
pesquisa mais recente
A arrancada para escolher o candidato republicado começou no dia 3 de janeiro e termina com a Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto. Sete candidatos começaram a disputa pela indicação, mas apenas quatro – Mitt Romney, Newt Gingrich, Ron Paul e Rick Santorum – continuam na corrida. Desde o início, Mitt Romney liderou as pesquisas e venceu nos primeiros estados, mas nunca com grande vantagem. Assim, embora seja apontado como favorito, nenhum analista político dá como certa sua vitória.

A incerteza aumentou com a pesquisa que foi conduzida pela emissora de televisão CBS e pelo jornal The New York Times. O ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum lidera as primárias em Michigan e é a primeira vez que passou a ter a preferência também em todo o país.

Os demais candidatos, Ron Paul e Newt Gingrich, estão mais atrás, com 12% e 10% das intenções de voto, respectivamente. Os quatro candidatos irão participar de um debate no dia 22 de fevereiro, organizado pela CNN, no sul do Arizona, no momento de maior indefinição por parte do eleitorado.
Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia