Débito de sono pode provocar obesidade

Dormir menos faz pessoa comer mais
Foto: Léo Neves
Por diferentes motivos, a sociedade moderna tende a possuir uma má alimentação, falta de exercícios físicos e muito estresse. Além disso, a geração atual passa muito tempo em frente à televisão e horas ligada nas redes sociais. Essas atividades levam muitos a ter uma vida sedentária e, em alguns casos, até a obesidade.

Outro fator em que a obesidade e o descontrole da ingestão estão associados é à falta de sono. A nutricionista Júlia Assis, graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva e especialista em terapêutica nutricional pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), relata que dormir 7 horas por noite é a quantidade de tempo necessária para um bom funcionamento do organismo. “Um tempo de sono igual ou inferior a 6 horas por noite aumenta o risco de obesidade”, expõe Júlia.

Na última semana, a Associação Americana do Coração de San Diego apresentou um estudo no qual foi comprovada que a curta duração do tempo de sono aumenta o índice de gordura corporal. “O débito de sono provoca uma diminuição nos níveis de leptina (responsável pela saciedade) e altos níveis de grelina (responsável pela fome) causando assim uma diminuição na saciedade e aumento da fome”, esclarece Júlia. Ela ainda relata que quanto mais tempo acordada uma pessoa fica, mais ela promove alterações hormonais.

A obesidade também provoca a apnéia de sono, na qual a respiração para ou fica muito fraca enquanto a pessoa dorme. Por essas consequências, é importante que se tenha pelo menos 7 horas de sono por noite e hábitos de vida saudáveis. “Mastigar corretamente, praticar atividades físicas, não ficar muito tempo sem comer e controlar a quantidade e qualidade do que se come contribuem para um hábito de vida saudável”, aconselha Júlia.
Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia