Semana Estado de Jornalismo aborda grandes coberturas

Estudantes de 50 universidades participam da Semana Estado de Jornalismo 2013, que ocorre entre terça-feira (22) e sexta-feira (25) na sede do Estado de S. Paulo. O tema é “Por dentro das grandes coberturas”. Os alunos que tiverem 100% de presença nas palestras e produzirem uma matéria com a pauta “reportagens ganham vida na cidade” concorrerão ao Prêmio Jovem Jornalista do Santander. O ganhador receberá uma bolsa de estudos para a Universidade de Navarra, na Espanha.

Na tarde da terça, dois painéis foram apresentados. O primeiro, “Pensar, apurar e escrever grandes reportagens”, contou com a presença dos jornalistas Marcelo Beraba – diretor da Sucursal do Rio do Estadão e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) –, Ramón Salaverría – da Universidade de Navarra – e Ricardo Gandour – diretor de Conteúdo do Grupo Estado.

Primeiro dia

 “A essência do jornalismo está na apuração”, defendeu Beraba pontuando conhecimento, entrevista, observação, documentação, checagem e correção de erros como cernes desse exercício. “Se você não parte de uma boa fundamentação apurada, dificilmente você será um bom jornalista.”
 

Marcelo Beraba: “A essência do jornalismo está na apuração.”
Foto: Isadora Stentzler.
O diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, reforçou o argumento de Beraba e acrescentou que toda reportagem deve ser “pensada grande, por mais que a pauta seja limitada”. Conforme explicou, há um tripé jornalístico que une atitude, método e domínio da narrativa, e que deve ser respeitado a fim de transmitir ao leitor a melhor informação.Gandour lembrou ainda que vivemos numa época multimídia em que fotografia não está no jornal apenas para ilustrar, mas também para transmitir conteúdo. “Não se deve colocar um vídeo e uma foto apenas porque há espaço. Isso seria voltar nos anos 80! É preciso pensar no resultado final e deixar tudo em sintonia para que o leitor não se canse de ler”, defendeu. O mesmo se dá com vídeo e infográficos. “Vivemos um momento de transição e é a geração de vocês que está com este bastão na mão.”

Salaverría que falou na sequência, também frisou o assunto do “repórter multimídia” citando BBC College of Journalism, Out of Eden Walk e  93 metros, Snow Fall (do The New York Times) como bons exemplos de portais que usaram convergência em matérias na plataforma virtual.

“Para melhorar as práticas jornalísticas existem cinco passos”, expôs Salaverria. O primeiro, segundo ele,  é adaptar os métodos e nunca os princípios jornalísticos para uma boa apuração. Depois, apostar no jornalismo de internet. Em terceiro, experimentar as tecnologias. Quarto, crer e investir em reportagens a longo prazo. E, por último, não perder de vista o essencial: buscar e contar boas histórias.

Correspondente

O segundo painel abordou a cobertura internacional e o trabalho como jornalista correspondente. Participaram a correspondente do Estadão nos Estados Unidos, Denise Chrispin, o correspondente da Newsweek, Mac Margolis, e o editor de Internacional do Estadão, Roberto Lameirinhas.
 Por Isadora Stentzler







Tags: , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia