Dia dos Símbolos Nacionais


Por Douglas Pessoa 

Bandeira Nacional.
(Foto Amanda Flores)
A maioria de nós, brasileiros, sabe as datas dos feriados que fazem referência aos eventos patrióticos de nosso país. Mas existe outra data cívica que não é tão lembrada pelos brasileiros. O Dia dos Símbolos Nacionais.

A data comemorativa foi criada em 18 de Setembro de 1971 através da Lei 5.700, em pleno governo do regime militar. Além de ter o intuito de promover o patriotismo entre o povo brasileiro, a lei oficializa os quatro símbolos nacionais, como a Bandeira do Brasil, o Brasão, o Selo Nacional e o Hino Nacional.

BANDEIRA

A Bandeira Nacional foi criada em 19 de Novembro de 1889, logo após a proclamação da República. A bandeira anterior já tinha as mesmas cores que a atual, a diferença é que havia o brasão de Portugal onde hoje há o losango dourado.

Cada cor representa uma riqueza brasileira. O verde representa as florestas tropicais. O amarelo, o ouro que, outrora, foi abundante em Minas Gerais. O azul, o céu da pátria, com as estelas simbolizando os estados. Algumas estrelas procuram seguir a ordem geográfica das capitais.
Brasão Nacional

ARMAS NACIONAIS OU BRASÃO NACIONAL

O Brasão Nacional foi criado na mesma data da Bandeira. Representa a glória, nobreza e a honra da pátria. No centro há uma representação do cruzeiro do sul, a constelação mais visível do hemisfério sul. Existe um ramo de café e outro de fumo em ambos os lados do Brasão, representando as riquezas mais exportadas da época.

O uso do Brasão é obrigatório em todos os prédios de administração federal.
Selo Nacional

SELO NACIONAL

O selo nacional é uma adaptação do centro da Bandeira, para a autenticação de documentos oficiais do governo. Também é utilizado para identificar certificados e diplomas em instituições de ensino.

HINO NACIONAL

Composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927) e com música de Francisco Manoel da Silva (1795-1865), o Hino Nacional foi oficializado em 1º de Setembro de 1971, pela da Lei 5.700.
Em respeito ao Hino, existem algumas regras que devem ser cumpridas. A mão direita, por exemplo, deve estar colocada sobre o peito, em sinal de amor pela pátria.  
Tags: , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia