Escolas Públicas tem notas abaixo da média no Enem


Índices apontam um pequeno crescimento na qualidade de ensino
nas escolas Brasileiras

Na última semana o Inep, órgão responsável por medir o nível de educação nas escolas brasileiras através de testes, como Enem, dentre outros, divulgou o resultado de um estudo feito durante o ano passado que aponta um tímido crescimento na qualidade da educação no Brasil. As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas.

No Ensino Médio, responsável por 88% das matrículas do país, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Exame de 2010. Entre os estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos.

Das 13 escolas públicas que aparecem entre as cem melhores, apenas uma faz parte do “top 20”: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação. Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação,  a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.

No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é "intolerável" e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.

As cidades da região de Campinas tiveram um desempenho relativamente bom na média nacional, mas o resultado mesmo assim traz preocupação. Os índices de cidades como Estiva Gerbi e Engenheiro Coelho, por exemplo, mostram que não houve grande avanço desde o último ano em que foram divulgados os dados (2009). Na região, a maior nota dentre as escolas participantes foi o Colégio Monteiro Lobato, da cidade de Mogi Guaçu, com 679,71. Para a Diretora da Instituição Lucia Innarelli o resultado implica em muito esforço dos professores e dos alunos “Nossa escola se caracteriza pela cobrança de resultados, fazemos três provas por semana para fazer com que o assunto fique bem gravado na mente dos alunos”.

A meta do MEC é que a média chegue a 600 pontos até 2028. “O Brasil, de maneira inédita, trabalha com o conceito de meta de qualidade na educação básica e desde então nós temos superado as metas previstas”, ponderou Haddad. Na avaliação do ministro, “é o próprio Enem que melhorou o resultado do Enem”.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio. Desde 2006, o MEC (Ministério da Educação) tem divulgado a nota do Enem por escola, com dados da prova do ano anterior.
Com informações de: INEP, MEC.
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A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

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