Índices apontam um pequeno crescimento na qualidade de ensino nas escolas Brasileiras |
Na última semana o Inep, órgão responsável por medir o nível
de educação nas escolas brasileiras através de testes, como Enem, dentre
outros, divulgou o resultado de um estudo feito durante o ano passado que
aponta um tímido crescimento na qualidade da educação no Brasil. As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12)
pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos
estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o
"top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas.
No Ensino Médio, responsável por 88% das matrículas do
país, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da
média nacional no Exame de 2010. Entre os estabelecimentos de ensino que
tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos),
96% são públicos.
Das 13 escolas públicas que aparecem entre
as cem melhores, apenas uma faz
parte do “top 20”: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa
(UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a
média entre a prova objetiva e a redação. Para
Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho
de Governança do movimento Todos Pela Educação,
a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e
deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano
passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da
Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é
"intolerável" e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que
muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da
escola, mas de seu entorno.
As cidades da região de Campinas tiveram um
desempenho relativamente bom na média nacional, mas o resultado mesmo assim
traz preocupação. Os índices de cidades como Estiva Gerbi e Engenheiro Coelho,
por exemplo, mostram que não houve grande avanço desde o último ano em que
foram divulgados os dados (2009). Na região, a maior nota dentre as escolas
participantes foi o Colégio Monteiro Lobato, da
cidade de Mogi Guaçu, com 679,71. Para a Diretora da Instituição Lucia Innarelli o
resultado implica em muito esforço dos professores e dos alunos “Nossa escola
se caracteriza pela cobrança de resultados, fazemos três provas por semana para
fazer com que o assunto fique bem gravado na mente dos alunos”.
A meta do MEC é que a média chegue a 600 pontos até
2028. “O Brasil, de maneira inédita, trabalha com o conceito de meta de
qualidade na educação básica e desde então nós temos superado as metas previstas”,
ponderou Haddad. Na avaliação do ministro, “é o próprio Enem que melhorou o
resultado do Enem”.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio. Desde 2006, o MEC (Ministério da Educação) tem divulgado a nota do Enem por escola, com dados da prova do ano anterior.
Com informações de: INEP, MEC.
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