O incentivo das escolas e o esforço pessoal de cada aluno são essenciais para o bom desempenho no exame |
No caso do estudante do terceiro ano do ensino médio, Diego Figueiredo, os incentivos da instituição de ensino são fundamentais nessa fase preparatória. "Na minha escola nós começamos um projeto de redação para dar incentivo na preparação tanto para o Enem quanto para os vestibulares”, exemplifica.
A também estudante do terceiro ano, Iohany Buratto, comenta que em seu colégio há aulas de reforço voltadas exclusivamente para o Enem. Em seu segundo ano Iohany já frequentava as classes voltadas para os alunos formandos.
Na prática o exame é importante para os estudantes que almejam ganhar bolsas do Programada Universidade para Todos (ProUni) e para aqueles que pretendem disputar vagas em instituições públicas de todo país. Para tanto, é preciso se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Apesar de ainda estar pesquisando sobre cursos que sejam de seu interesse, Figueiredo, que faz parte dos 1.224.157 inscritos que são concluintes em escolas públicas, acredita que sua pontuação no Enem ajudará nas decisões futuras. No caso de Iohany, uma dos 276.465 estudantes frequentadores de redes particulares de ensino, sua primeira opção é Medicina. Ela acredita que a pontuação do exame também lhe dará oportunidade de bolsa em faculdades particulares.
No entanto, nem todos os que prestarão o Enem são concluintes recentes do Ensino Médio. A maioria dos inscritos são pessoas entre 21 e 30 anos, como é o caso de Alex Ferreira. Aos 23 anos de idade, o diretor de vídeo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS) prestará o exame pela segunda vez. Seu objetivo é aumentar sua porcentagem de bolsa de 50% para 100%, a fim de transferir seu curso de Publicidade e Propaganda para uma faculdade mais perto de sua casa.
Sobre à tensão em relação ao dia da prova, Figueiredo mostra que também têm se preparado. “Acho que o nervosismo atrapalha muito na hora do vestibular, então eu tento evitar bastante ficar imaginando quão difícil será ou que haverão pessoas muitos melhores do que eu”, confessa.
0 comentários