Por Ana Manoela Reis e Deni Alison
O estudante deve escolher a profissão, de acordo com suas habilidades. Foto: Ana Manoela. |
Para facilitar a vida dessa geração, algumas empresas e escolas possuem projetos de orientação profissional. O estudante que tiver interesse pode optar em fazer um simulado para descobrir se estão aptos para o vestibular. Para os estudantes do ensino médio do Colégio Adventista de São Paulo, o período de vestibular é um dos mais puxados. A estudante do 3º ano do ensino médio Jennifer Silva, 17 anos, explica que já está ansiosa para prestar o vestibular. “Estou muito preocupada com a prova. É muita pressão dos pais e das pessoas também”, conta.
Após o vestibular vem a faculdade e a formatura. No entanto, para conseguir um bom emprego, não basta um diploma na mão e um sorriso no rosto, a estabilidade emocional também é essencial. Sirlene Ferreira se formou em administração e, logo depois de sua formatura, foi contratada como chefe de administração em uma faculdade. Para ela, um bom profissional deve tratar bem as pessoas e saber lidar com os desafios diários. “É muita coisa para resolver. Por trabalhar com pessoas, atendimento, preciso saber me relacionar bem com elas, independente de sua classe social ou posição hierárquica”, declara.
Segundo Gazeta, independentemente da profissão escolhida, para ter êxito na carreira, o estudante precisa estar ciente de que deve fazer o seu melhor. “Os critérios essenciais para o jovem que pretende entrar no mercado de trabalho é a competência profissional e a honestidade”, conclui.
0 comentários