A Prefeitura juntamente com a Vigilância Sanitária de Artur Nogueira (VISA) estão trabalhando contra a dengue na cidade. São mais de 186 casos confirmados e mais 29 suspeitas de pessoas infectadas.
Para o cordenador da Vigilância Sanitária de Artur Nogueira, Rafael Boer, a cada três anos acontece um aumento de casos de pessoas que contraíram a dengue. Neste ano, os maiores índices da doença foram localizados na região Sudeste e Sul do país, principalmente em São Paulo e Minas Gerais. “Isto curiosamente acontece quando existe a troca do Poder Executivo No último ano de mandato, acontece um descaso em relação a todo o trabalho contra dengue”, lamenta Boer.
Mesmo com agentes visitando as casas, com cartazes e folhetos espalhados pela para combater a doença e orientar as pessoas, a população ainda não coloca em prática as informações disponíveis. Ainda encontra-se na cidade água parada em latas, copos descartáveis e garrafas. Além de ainda existirem viveiros com as larvas do Aedes Aegypti .
No dia 23 de março, o Exército esteve em Artur Nogueira fazendo uma campanha contra a dengue. Junto com a VISA fizeram uma conscientização da população, e uma busca em praças e escolas municipais visando achar possíveis criadores, ou seja, locais com água parada.
Ao encontrar um foco do mosquito, é feita uma varredura em um perímetro de 100 metros, equivalente a nove quarteirões em volta da casa onde foram encontradas as larvas. O processo é finalizado com uma nebulização no local, aplicação de veneno, seguida de uma remoção dos criadores.
Para Boer, a única maneira de combater a dengue é com o apoio da população. “Todos podemos ficar de olho na dengue. Manter os jardins e os quintais limpos, sem possíveis locais para água acumular e ficar parada, podem evitar a proliferação do mosquito”, orienta.
A Vigilância Sanitária aconselha a população começar a fazer uso do repelente contra mosquitos. Como o Aedes Aegypti não gosta de calor, o momento que ele sai e pode picar alguém é no começo da manhã e no final da tarde. “Na maioria dos casos, os mosquitos sempre picam mais os braços e as pernas. É importante passar repelente a cada duas horas para ficar protegido”, explica Boer.
Centro, Jardim Europa, Jardim Humberto Rossetti e Jardim Ouro Branco foram os bairros que registraram mais casos de dengue.
![]() |
| Fique de olho! |


0 comentários