Alunos que praticam esportes têm melhores notas

A falta de exercícios físicos na vida do estudante está trazendo prejuízos em seu desempenho acadêmico. Estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas com jovens nascidos em 1993 mostra que a ausência do esporte pode interferir nas notas. De acordo com a pesquisa, 75% dos alunos reprovados na escola eram sedentários. Um dos motivos para isso ocorre pela concorrência desigual com a tecnologia – computadores, tablets, smartphones.

Atividade física regular é benéfica aos estudos.
Foto: Getty Images.
 
Para o estudante de arquitetura Caike Zaros, é preciso organização para conciliar a prática de esporte e estudos. “Aprender não é só pegar um caderno um dia e saber tudo, é uma coisa a longo prazo, assim como o esporte”, explica o jovem, assíduo praticante de esportes como basquete e futebol.

O sedentarismo é comum entre brasileiros e atinge 80% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o cardiologista do Hospital São Luiz João Vicente da Silveira a prática de qualquer atividade física regular traz benefícios à saúde do coração. “Se praticada cinco vezes por semana, traz um melhor condicionamento cardiovascular, diminuindo a frequência cardíaca e ocasionando a queda da pressão arterial, além de fazer bem à saúde mental”, garante.

Os estudantes cada vez mais tem levado a sério a saúde e tem se dedicado na parte física. “Tem que querer, tem que organizar e tem que começar, esses são os primeiros passos depois disso a saúde e felicidade são consequência”, sugere o acadêmico de engenharia Matheus Ferreira.

Por Vinicius Serain


Tags: , , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia