Atividade física auxilia na aprendizagem



O exercício físico aumenta a velocidade
de processamento cognitivo. Foto: Léo Neves
Por: Juliane Fladzinski


É hora do intervalo na escola, e lá saem os alunos para jogar futebol, brincar de pega-pega, esconde-esconde ou simplesmente correr. Essas simples atividades, segundo estudos feitos pela revista americana Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, ajudam no aprendizado e na memorização, devido aos efeitos que os exercícios produzem, ajudando as crianças em sala de aula.

Sobre isso, o professor de academia e escola fundamental Eduardo Costa relata mais algumas contribuições da atividade física em sala de aula. “Os efeitos que a criança tem são vários, inclusive o aumento da autoestima, o aperfeiçoamento da fala, da lateralidade e da estrutura espacial”, explica. Os exercícios físicos, adiciona Costa, melhoram também a sociabilidade, a coordenação e, inclusive, a letra durante a escrita.

Quando se faz exercícios físicos regularmente, aumenta a velocidade do processamento da função cognitiva, que seria a aprendizagem, a memória, a coordenação, entre outros. Isso ocorre devido à melhor circulação sanguínea, quando há uma maior eficiência na oxigenação cerebral. A atividade física também estimula o aumento do número de conexões dendríticas, que são conexões entre nossos neurônios. Elas são responsáveis pela melhora da função cognitiva, o que justifica a relação entre os exercícios físicos e a aprendizagem.

Mas, para que essas melhoras aconteçam eficientemente, tanto em uma criança que pratica atividade física na escola quanto em um adulto que deseja ter uma boa saúde, é bom ressaltar que esses mecanismos não atuam sozinhos. Para isso, a educadora física Aline Stainsack revela quais são as outras maneiras. “Uma pessoa que pratica exercícios físicos, que possui uma dieta saudável e que cuida de sua saúde mental provavelmente obterá melhores resultados físicos, psicológicos e cognitivos, se comparada a uma pessoa que pratica exercícios sem manter uma dieta saudável e sem cuidado com a sua saúde mental.” Ela conclui que já é possível observar os efeitos em poucas semanas, se realizados de forma regular.

Vale ressaltar ainda que, para fazer exercícios regulares, é ideal conversar com algum profissional da área, por exemplo, um educador físico, para que ele possa dar orientações sobre o exercício que se pretende realizar.
Tags: , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia