Por: Jéssica Favalli
 |
O otimismo da Grécia para negociar
dívida é real |
Os principais bancos e fundos de pensão apoiaram a oferta de troca de dívida da Grécia para com os credores privados, aumentando as chances de o acordo ser aprovado, evitando um calote imediato e desordenado que poderia custar 1 trilhão de euros para a economia mundial, gerando a falência oficial do governo grego.
Embora o sucesso da operação ainda não esteja completamente certo, as autoridades gregas e europeias não deixam de demonstrar o otimismo e ressaltam que as expectativas são boas.
Um bom número de investidores individuais que ainda não aceitaram fazer parte da negociação, cuja troca é de 206 bilhões de euros, teme se prejudicar e perder parte de seu patrimônio em meio a crise que atinge o país.
Sobre a ABJ
A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.
8 de março de 2012 às 12:25
A matéria está bem escrita para um tema tão intricado. E a falência da Grécia realmente derrubaria todo o sistema financeiro internacional, assim como em 2008, mas desta vez por mais tempo e com menos previsão de recuperação.