![]() |
Copom anuncia redução da taxa de juros Foto: Gabriela Vizine |
Em nota dada ao final da reunião o Comitê de Política Monetária divulgou que “dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,75% ao ano, sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,5 pontos percentual”.
Isso reflete positivamente para o consumidor que possibilita a realização de empréstimos com a redução da taxa de juros. Quando o Selic aumenta, os bancos preferem emprestar dinheiro ao Governo Federal, e quando cai diminui o crédito, portanto é preferível emprestar ao consumidor conseguindo então um maior lucro. O Selic serve como uma ferramenta para o governo no controle da inflação no país.
8 de março de 2012 às 12:23
Com essa redução da taxa de juros, a dívida do governo diminui, o que é positivo para o país como um todo. O problema é que os os investidores estão perdendo a mamata da "renda fixa" e vão ter que se arriscar mais. Por isso, vão fazer pressão para o BC parar com essa redução brusca de juros na primeira oportunidade.