Taxa básica de juros é reduzida em 0,75 pontos percentuais pelo Copom

Por: Aline Amaral


Copom anuncia redução da
taxa de juros
Foto: Gabriela Vizine
Foi reduzida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco do Brasil, a taxa de juros do Selic. O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a taxa de juros básica que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. Isso também corresponde as demais taxas de juros cobradas pelo mercado, que são baseadas pelo Selic.

Em nota dada ao final da reunião o Comitê de Política Monetária divulgou que “dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,75% ao ano, sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,5 pontos percentual”.

Isso reflete positivamente para o consumidor que possibilita a realização de empréstimos com a redução da taxa de juros. Quando o Selic aumenta, os bancos preferem emprestar dinheiro ao Governo Federal, e quando cai diminui o crédito, portanto é preferível emprestar ao consumidor conseguindo então um maior lucro. O Selic serve como uma ferramenta para o governo no controle da inflação no país.
Tags: ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

1 comentários

  1. Com essa redução da taxa de juros, a dívida do governo diminui, o que é positivo para o país como um todo. O problema é que os os investidores estão perdendo a mamata da "renda fixa" e vão ter que se arriscar mais. Por isso, vão fazer pressão para o BC parar com essa redução brusca de juros na primeira oportunidade.

Comente Esta Notícia