Em dois meses, furtos e roubos são maiores ocorrências em Engenheiro Coelho

Por Isadora Stentzler 

Apesar da tentativa de assalto a banco em Engenheiro Coelho há 13 dias, dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam que a cidade está menos violenta do que ano passado. Os números são do primeiro bimestre de 2013 e apontam queda de 2,5% nos registros de ocorrência. 

Na região de Piracicaba, as ocorrências entre
janeiro e fevereiro chegam a  5.579 
Os crimes que mantiveram os índices foram roubo - quando há ameaças - com 12 registros, sendo quatro de veículos, e furtos - apropriação do material alheio - com 32 registros. 

Conforme o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Engenheiro Coelho Sauro Marcelo Cruz, atualmente a segurança da cidade é feita por 14 guardas militares e cinco civis, mas deve ser reforçada com a implantação da guarda municipal. “Daqui cinco meses creio que ela já estará funcionando”, informa Cruz. Segundo ele, o projeto da nova guarda existe desde março do ano passado, mas só será efetivado agora devido à pressão política. A prefeitura não divulgou o número do novo efetivo. 

Na sexta-feira, 29 de março, a Polícia Militar de Engenheiro apreendeu uma banana de dinamite abandonada dentro da agência do Banco do Brasil. Os quatro homens que tentaram explodir o caixa eletrônico fugiram sem levar o dinheiro. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) teve de ser chamado para a remoção do explosivo. O vigia da rua foi rendido, mas não se feriu. Esta foi a segunda vez em sete meses que um caixa eletrônico é explodido no município. 

O comandante da Polícia Militar, João Ferrão, aconselha que em casos de roubo, quando há ameaças pessoais, não se deve reagir. “Esta é a pior reação a ter”, orienta. Quando se trata de furtos, maioria dos casos no município, o melhor é manter amizade com os vizinhos para que eles vigiem seus bens em caso de ausência.
Tags: , , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia