Engenheiro Coelho tem poucos hipertensos cadastrados

Por Skarlady Fernandes

A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença que alcança muitos brasileiros. O mal atinge 26,5% da população do estado de São Paulo. Em Engenheiro Coelho, segundo a secretaria de saúde, existem 791 hipertensos cadastrados. É apenas 5% dos habitantes. Isso significa que provavelmente o número de hipertensos cadastrados está abaixo do real. 

É importante o diagnóstico preciso e acompanhamento médico
Viviane Negreto, funcionária de um dos postos do Programa Saúde da Família (PSF) de Engenheiro Coelho, explica como é feito o cadastro dos pacientes. “Os agentes de saúde coletam os dados através de visitas e trazem para cá, depois juntamos os dados e mandamos para a secretaria”, descreve. De acordo com ela, são oferecidos nas unidades de saúde tratamento e atendimento médico aos pacientes. 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de pessoas da população nacional são hipertensas. E esse dado tende a aumentar. Um estudo realizado pela Escola de Economia de Londres e pela Universidade do Estado de Nova York mostrou que até 2025 a doença atingirá 80% da população de países em desenvolvimento como o Brasil.

A doença apresenta-se em maior frequência nos idosos, tabagistas ou ex-tabagistas e pessoas que possuem menor grau de escolaridade. A cardiologista Karla Prado aponta três fatores principais para a quantidade significativa de hipertensão. Para ela, o estresse, a má alimentação e a falta de exercícios físicos são vilões, e a causa da doença está totalmente ligada a essas deficiências. 

É importante que o diagnóstico seja o mais rápido possível. Apesar de não apresentar muitos sinais, a doença é responsável por gerar complicações como derrames, infartos e insuficiência renal. 

Embora não tenha cura, é possível obter o controle da pressão alta através de tratamento e mudanças no estilo de vida. “É preciso haver mudança de hábitos”, aconselha Karla. Ela também acrescenta que acompanhamento periódico do médico é imprescindível.
Tags: , , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia