Correspondências não chegam para moradores do bairro Universitários

Por Gabriela Vizine

Os moradores do bairro Cidade Universitária em Engenheiro Coelho reclamam dos serviços prestados pela agência dos Correios e pela Associação de Moradores do Bairro. As correspondências estão sendo entregues com atraso. As encomendas são retiradas nos Correios pelos próprios moradores com a apresentação de uma notificação entregue no bairro. Porém, esses avisos não estão chegando aos residentes. 
Correios do Unasp também recebe correspondências
 dos moradores do Universitários
Foto: Amanda Flores

A estudante Juliana Muniz acompanha o paradeiro de seus envelopes via site dos Correios e por aplicativo móvel que indica a localização dos pacotes a cada alteração de status. Ela afirma que se não fosse possível obter esse acompanhamento pela internet não teria o conhecimento das correspondências. “Pagamos uma taxa de manutenção ao bairro para receber as cartas e notificações em casa. Nós as recebemos atrasadas e chega a acumular”, critica. 

Além das cartas, os residentes que solicitaram encomendas são prejudicados, pois o aviso do controle registrado não chega a tempo de o dono retirá-las, fazendo com que volte ao destinatário. Assim como Juliana, muitos moradores reclamam da falta de disponibilidade dos Correios e a burocracia da prefeitura. Na Cidade Universitária, a dificuldade da entrega acontece devido à falta de organização dos números das casas. “O loteamento correto precisa ser reestruturado para melhoria do bairro”, afirma João Maurício funcionário do Departamento de Obras da Prefeitura de Engenheiro Coelho. 

De acordo com o funcionário dos Correios Ezequiel Rocha, o bairro Universitários é considerado uma área rural e não contêm números. Por isso, o local é irregular e a empresa não pode realizar seu serviço. Rocha conta que o responsável pela entrega das correspondências no bairro não passa todos os dias. “Ele passa três vezes na semana e há apenas uma caixa postal no bairro. Muitos dos moradores reclamam que quando vão pegar as cartas na Associação de Moradores do Bairro ela está fechada”, comenta. 

O auxiliar administrativo da associação Heider Ludtke, responsável pela retirada de pacotes nos Correios, garante que recolhe regularmente as correspondências e assegura que, em até seis meses, as ruas e casas estarão numeradas corretamente. “No início do segundo semestre, os bairros estarão organizados e esperando aprovação da prefeitura. Inclusive as placas foram mandadas fazer”, pontua. 

A Prefeitura de Engenheiro Coelho reconhece que a área é classificada como rural. Entretanto, assegura que está regularizando o perímetro e não define prazo de reestruturação, pois o projeto precisa ser aprovado na Câmara.
Tags: , , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia