Superlotação e péssima ouvidoria: Será mesmo uma “Bonavita”?

A Viação Bonavita (VB) Transportes, é uma tradicional companhia de viagens da região de Campinas e São Paulo. Atuam no setor em linhas rodoviárias, urbanas e suburbanas. Mesmo contando com aproximadamente 3,6 mil veículos espalhados pelas regiões de Campinas, Indaiatuba, Registro, Peruíbe, entre outras, vêm decepcionando moradores da região, tanto com falta de ônibus, quanto com falta de infraestrutura.

Superlotação é um dos problemas da VB.
Foto: Vinícius Serain
.
O principal problema diagnosticado pelos passageiros é em função da falta de carros em horários não convencionais (fora do horário de pico), entre às 14h e às 17h.  Principalmente para quem volta de Campinas para cidades vizinhas como Cosmópolis e Artur Nogueira.

Muitas empregadas domésticas precisam do transporte público justamente neste horário, e têm uma longa espera para voltarem às casas. “Temos dois lares pra cuidar: o nosso e dos patrões”, desabafa a empregada doméstica Inês Serrano. ”Esperar mais de uma hora pela condução já é triste, ainda mais com ar condicionado quebrado, ou com buracos que permitem entrada de chuva!”

As reclamações quanto a infraestrutura também são extensas. “O transporte Bonavita  está um caos! Ônibus quebrados, motoristas mal educados, atrasos constantes e até mudança de rota.” A denúncia é de uma internauta que fez sua reclamação no Fala Cidadão do portal Quanta Notícia.

Outra senhora que não quis se identificar, se manifesta constantemente no número telefônico fornecido pela empresa para reclamações. Cansada de tanto descaso, também enviou fotos para vários canais de comunicação tiradas dos ônibus que fazem a linha 600 (Indaiatuba/Campinas) – motivo de tantas reclamações.

Em uma das imagens a usuária destaca a lixeira no interior do ônibus que, em uma das viagens,  caiu repentinamente quase atingindo um idoso que estava em pé no interior do veículo. “Não havia lugar para ele se sentar devido à superlotação. O problema é antigo, a passagem é cara e as autoridades locais precisam tomar providências urgentes!”

Fundada em 1927, a Viação Bonavita, também passou por denuncias de corrupção. Em 2011, houve uma paralisação de cerca de 800 trabalhadores da VB, totalizando 258 veículos parados. O protesto aconteceu devido à demissão de três cobradores que foram pegos em flagrante por um fiscal da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Os cobradores faziam o chamado “cabrito”: deixavam os usuários que já tinham pagado na parte da frente do ônibus sem passar pela catraca. O dinheiro recebido era guardado pelos próprios cobradores que não devolviam para o caixa.
Acidente
O recente acidente do dia 19 de setembro deixou 33 pessoas feridas em Campinas. Um motorista de ônibus da empresa VB, que teria sido fechado por um veículo de passeio, perdeu o controle e bateu contra um muro. Das vítimas, duas foram levadas em estado instável para o Hospital da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O veículo estava superlotado.

As Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos (EMTU) são entidades criadas para gerir o planejamento e gerenciamento de transportes públicos. A Região Metropolitana de Campinas (RMC) - vertente da EMTU - tem sofrido veementes críticas através do código de defesa ao consumidor e até o momento tem se ausentado perante esses manifestos.

Por Vinícius Serain
Tags: , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia